Entenda como as transformações do cenário digital influenciaram no contexto da publicidade e, porque as agências, escolas e eventos de marketing digital tem pautado tanto o assunto.
Vamos começar esse artigo utilizando uma frase que remete a saudosismo, mas que, para nós que trabalhamos com marketing digital, não é tão saudosa assim: “Não se faz conteúdo como antigamente…”, é, realmente não e que bom! Aí você se pergunta: “ué, mas por quais motivos vocês estão pontuando isso como se fosse um alívio?”, a resposta é muito simples, pois a forma como o conteúdo é construído hoje é pensada para o cliente, ele é o nosso protagonista e isso é ótimo!
Imagine que você está em um supermercado interessado em comprar um biscoito e existem centenas de marcas de biscoito, então o que fará com que você leve o biscoito X ao invés do biscoito Y? Em um contexto de Outbound Marketing, aqui nos referimos aos nossos ancestrais da publicidade, essas opções eram mais escassas, o público não tinha acesso a internet, logo, vender um biscoito era “mais simples”. A publicidade antes da era digital era mais ou menos assim:
“Compre este biscoito, porque é ele que tem aqui e não há como saber em profundidade o que torna ele diferenciado, apenas compre.”.
A internet foi uma mudança poderosa na vida do consumidor, pois atualmente ele pode pesquisar sobre o produto do seu interesse, saber se o valor é justo, se o material utilizado para fabricação é bom e se os outros consumidores recomendam o produto ou o consideram de péssima qualidade. Prever o que fará um consumidor escolher o seu produto exige pesquisa, cuidado, compreensão de suas necessidades e muita, mas muita, empatia.
Há um oceano de opções passando diariamente na tela do seu computador (tablet, celular, smartphone, etc), diante desse contexto, o que captura atenção? Podemos afirmar que a principal arma é o conteúdo. Não basta dizer para o cliente que você é o melhor, mas mostrar para ele porque você é o melhor. Como mostrar isso? Com conteúdo. A metodologia do Inbound Marketing se fundamenta principalmente em estratégias de Marketing de Conteúdo, pois através dele é possível mostrar para o cliente/consumidor que você o entende, que sabe de suas necessidades e que está buscando levar o melhor para ele, os lucros da sua empresa são apenas uma consequência do seu esforço.
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