top of page

Ozorio Design Digital

  • CLAUDIO OSORIO

A importância da identidade visual na captação de novos clientes


Saiba como essa etapa interfere na imagem e na reputação da sua empresa, sendo fundamental para resultados positivos.

A identidade visual faz parte de um conjunto de informações que expressam as características de uma empresa, que podem estar ligadas a sua realidade organizacional, aos seus produtos, ou até mesmo aos seus colaboradores, dependendo do norte definido e dos seus diferenciais. Antes de discutirmos sobre o tema precisamos delimitar alguns conceitos que fazem parte desse contexto. Para que uma marca se torne consolidada a identidade e a imagem serão fatores determinantes na construção da reputação.

Um logotipo não é apenas um logotipo, ele é o princípio de um caminho a ser construído. A identidade de uma empresa é tudo aquilo que ela almeja ser, suas características, todas as variações que fazem com que se diferencie das demais e o padrão visual é uma forma de manifestar como a empresa deseja ser vista, ele dá personalidade a marca. Já a imagem será um resultado desse trabalho de concepção, pois trata-se de como o público assimila a projeção almejada. Por fim, temos a reputação que é a repercussão de ambos os fatores e que demanda tempo. O público assimila a identidade e a imagem da marca, a partir disso criará a sua própria percepção sobre, que pode, ou não, condizer com o que a empresa planejou ao projetar suas estratégias. Percebe a importância? Ignorar a identidade visual da empresa é deixar um buraco na imagem da empresa, atrelando uma reputação negativa perante os demais. Todas as peças precisam estar em perfeito encaixe para que o seu empreendimento cresça e a comunicação serve para auxiliá-lo nesse processo.

Muito ouvimos falar em branding, no entanto esse conceito tem sido confundido a simples criação de um logo. Gerir uma marca é construir uma reputação para além do visual, pois ela também está no espaço físico, no sistema de vendas, no atendimento ao cliente, dentre outros fatores que geram opinião do público. Captar novos clientes é pensar na marca como algo orgânico, com personalidade e características que irão cativá-los fazendo com que queiram adquirir os benefícios que aquele produto/serviço trarão para a sua vida.


22 visualizações0 comentário
bottom of page