O inbound marketing é uma nova forma de fazer o marketing, ele é totalmente baseado nas necessidades do cliente visando ganhar o interesse do público ao invés de comprá-lo. Com o inbound você conquista o cliente auxiliando-o, proporcionando para ele um conteúdo rico fazendo com que ele veja na sua empresa um ponto de apoio para os seus problemas cotidianos. Esse conceito novo de comunicar está fazendo com que diversas pequenas empresas conquistem o seu espaço no mercado. Hoje apresentaremos para vocês 3 cases elaborados pela Resultados Digitais onde essa estratégia fez toda a diferença!
Eduardo Koetz
A empresa tinha conhecimento de que a internet era uma boa vitrine para o seu negócio, mas ainda não sabia como se promover online e chegar até o seu público-alvo. O escritório de advocacia trabalha com direito previdenciário e não sabia se o público idoso usaria a internet. Posteriormente descobriram que sim, os filhos e netos fariam buscas para solucionar as dúvidas dos pais e avós.
Solução: a empresa investiu na criação um blog e conteúdos diversos para atrair seu público organicamente, ou seja, sem investimento. Após uma pesquisa de palavras-chaves, foi possível determinar aquelas mais importantes para o negócio e delimitar uma estratégia. Para conseguir que esses visitantes virassem Leads, ou clientes em potencial, foi disponibilizado uma série de conteúdos ricos que interessavam ao público, como por exemplo “O Guia da revisão de aposentadoria por Invalidez”. Assim a empresa conseguiu captar as informações daqueles interessados que chegavam até ela.
Resultado: ampliaram a rede de atuação ao total foram mais 300 novos clientes novos gerados pelo marketing digital em um ano.
Douglas Lima
Douglas Lima é um Cirurgião Dentista especializado em Implantodontia e Estética
Dental. Profissional autônomo, ele buscava uma forma de atrair mais potenciais clientes
e promover seus tratamentos, para assim demonstrar o valor do investimento no
seu trabalho.
Solução: Estruturou um blog no qual eram postados conteúdos diversos com a função de instruir os pacientes que estavam buscando por aquele serviço. O conteúdo no Blog também tinha o objetivo de fortalecer a confiança do cliente no profissional. Com o foco em deixar o trabalho de comunicação e conteúdo mais completo, também eram usadas páginas de conversão com vídeos e outros materiais que demonstravam como os tratamentos são feitos. Os potenciais clientes que convertiam nessas páginas começavam a receber um fluxo de automação. Automatizando a estratégia, Douglas Lima também conseguiu montar um sistema que trabalhasse por ele.
Resultado: A estratégia de educação de clientes também refletiu nos resultados do consultório. O processo de venda ficou mais fácil e o ticket médio aumentou consideravelmente. Em cerca de 6 meses de trabalho, o dentista conseguiu aumentar em 17,6% sua receita total.
Donuz
A Donuz, desenvolvedora de um software para gestão de programas de fidelidade para pequenas empresas de varejo e serviços ao consumidor, enfrentava esse desafio ao tentar conduzir os Leads, ou clientes em potencial, que iniciavam um teste na plataforma ao longo do seu funil de vendas.
Solução: Para conseguir fazer que os Leads que entrassem no teste gratuito estivessem mais preparados para fechar negócio, a empresa criou um Fluxo de Automação que contava com 3 e-mails durante o teste e mais 2 e-mails depois que o teste era finalizado. Ao longo dos 7 dias de teste, os potenciais clientes recebiam informações diversas para reforçar os benefícios oferecidos pela plataforma, os recursos e também oferecer o contato e apoio de uma pessoa da área comercial durante o período.
Resultado: Através das ações de Automação de Marketing a empresa conseguiu dobrar suas taxa de conversão direta, sendo que de todos os Leads que testavam a plataforma 20% se tornaram clientes. Mesmo mantendo o número de Leads gerados, a estratégia foi otimizada e, consequentemente, a receita também aumentou. O uso da Automação de Marketing foi essencial para conseguir fazer com que o processo se tornasse mais eficiente, aumentando o número de negócios fechados sem incorrer em outros custos.
Fonte: estes cases foram retirados do e-book “11 Cases de Marketing Digital
para você se inspirar” elaborado pela Resultados Digitais.